Plantando com as equipes da Subprefeitura de Pinheiros

GT Arborização Urbana, 29/04/15

Nos dias 28 e 29 de abril de 2015 tivemos dois encontros com as equipes de poda e plantio da Subprefeitura de Pinheiros.

As atividades foram organizadas pelo GT Arborização do CADES-PI e contaram com a participação das três equipes da Subprefeitura de Pinheiros, terceirizadas e coordenadas pela empresa Florestana, cada uma delas responsáveis por três tarefas: poda, remoção e plantio de árvores.

No dia 28/04, os mais de trinta funcionários, entre especialistas em motossera, jardinagem, plantio e motoristas, acompanhados dos coordenadores das equipes, técnicos agrícolas e agrônomos da Florestana, e funcionários da subprefeituras, assistiram a duas apresentações teóricas sobre poda, plantio e o benefício das árvores para a saúde e a cidade. Em ambos os casos sublinhou-se a importância do trabalho desses profissionais para a cidade.

Márcio Yamamoto, diretor da Escola da Jardinagem da SVMA, falou sobre boas práticas de poda e plantio. Salientou a necessidade de fazer um trabalho mais demorado, porém mais atento e cuidadoso, da primeira vez, para evitar problemas depois e ter que voltar meses mais tarde para remover uma árvore que adoeceu ou morreu por ter sido mal podada ou mal plantada. Há muitos casos de quedas e morte de árvores devido ao mal manejo, e isso deve ser evitado.

Thais Mauad, médica pesquisadora da relação entre poluição do ar e a saúde, mostrou como as árvores são grandes filtros antipoluição, contribuindo para diminuir casos de doenças respiratórias, além de estresse, pressão alta e muito mais. Há pesquisas que indicam uma relação direta de benefícios econômicos (além de sociais e de saúde) da arborização urbana, pois um maior número de árvores reduz o número de internações, por exemplo.

No dia 29/04 as mesmas equipes foram a campo ver na prática como se faz um plantio de qualidade e com maiores chances de sobrevivência da árvore.

André Ferreira, da SVMA, mostrou a todos a nova edição do Manual Técnico de Arborização Urbana da prefeitura de São Paulo, e como ele pode ajudar nos plantios. Observou que mesmo é a escolha da árvore é muito importante, e que ela deve ser feita de acordo com o local, observando-se a situação dos postes e fios, recuos dos imóveis e largura da calçada.

Danilo Jack, do coletivo Muda Mooca, além de divertir o pessoal, mostrou na prática, arregaçando as mangas, todas as etapas do plantio: desde como segurar as ferramentas, até como cavar o berço (sempre maior que o torrão e em forma quadrada),  abrir o torrão, colocar o torrão na altura certa, adicionar areia e composto à terra, acomodar o torrão e segurá-lo dentro do berço, cobri-lo com terra boa, descartar os entulhos e levá-los para o ecoponto, plantar forração vegetal e finalmente regar e cobrir com cobertura morta. Mas o mais importante: ter uma boa conversa com o proprietário da casa diante da qual a árvore foi plantada, convidando-o a conhecer o trabalho, a se envolver com o plantio, a apreciar a chegada da árvore e se comprometer a cuidar dela.

O encontro duplo foi uma grande oportunidade de conhecer o trabalho das equipes da Subprefeitura e também conversar sobre como os profissionais vêem seu próprio trabalho e que necessidades sentem para que possam realizá-lo de um jeito melhor.

Tudo foi devidamente anotado e o GT Arborização vai apresentar um relatório com recomendações para a Subprefeita. Aproveitamos para agradecer o trabalho voluntário dos profissionais convidados para conversar com a equipe, em particular os cidadãos Danilo Jack e Thais Mauad.

Veja aqui algumas fotos dos encontros.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foto: GT Arborização do CADES-PI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s