Oficina de Arborização para equipes de manutenção da Sub-PI

GT Arborização e Agricultura Urbana, 29/11/2014

O GT Arborização Urbana realizou na sexta-feira, 28/11/14, um encontro sobre cuidados com as árvores para os responsáveis pela manutenção de árvores e áreas verdes da Subprefeitura de Pinheiros.

Participaram do encontro os funcionários (terceirizados, da empresa Florestana) que compõem as equipes de manutenção, capina e poda de árvore, o supervisor do setor de Manutenção da Sub-PI, o supervisor de Áreas Verdes da Sub-Pi, representantes da SVMA e conselheiros do CADES-PI.

Iniciamos com uma apresentação geral sobre o trabalho de CADES e do GT Arborização. Em seguida a profa. Thais Mauad ministrou uma breve palestra sobre a importância das árvores para a nossa saúde e nossa cidade, valorizando a importância do trabalho desses profissionais que cuidam delas diariamente e que são  por vezes invisíveis aos olhos dos munícipes que se beneficiam desse trabalho. E finalizamos com uma conversa sobre erros e acertos que ocorrem no dia a dia do trabalho dessas equipes, com o especialista e Engenheiro Agrônomo da SVMA André Ferreira.

O encontro proporcionou uma troca muito produtiva de experiências entre os profissionais ali presentes, mas também uma conversa mais direta entre os técnicos da SVMA e os funcionários da Subprefeitura. A oportunidade de ter vários grupos com o mesmo interesse juntos, mas que raramente se encontram e se conversam, foi sem par, ao levantar aspectos que uns ou outros não consideravam no trabalho. Um tema tão complexo e tão importante para a cidade precisa de trocas assim entre todos os interessados.

A ideia é retomar esses encontros trimestralmente de modo a contemplar eventuais trocas nas equipes e especificidades das estações do ano.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ideia desse encontro surgiu após o Mini Curso sobre Arborização Urbana promovido pelo GT Arborização Urbana em maio de 2014.  Uma das etapas do Mini Curso foi andar por algumas ruas de Pinheiros com especialistas da SVMA e outros voluntários e entender o que tinha de certo e de errado com os cuidados, plantios e manutenção com as árvores que encontrávamos pelas calçadas. Com essas informações, levamos a proposta de conversar com as equipes que fazem a manutenção dessas áreas, capina e limpezas de praças e canteiros, da Subprefeitura, que foi aceito pela Supervisão de Áreas Verdes e também pelo Subprefeito.

(Integrantes do GT Arborização Urbana – Ariovaldo Guello//Claudia Visoni//Joana Canedo//Madalena Buzzo//Paulo Belizzia//Thais Mauad//Susana Basualdo)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s