Quando a rua vira praia

GT Ruído, Saúde Pública e Conflitos de Vizinhança

Apresentamos a tese de mestrado “Quando a rua vira praia” de Francisco Saes, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Orientação: prof. Dr. Cândido Malta Campos Filho

Julgamos o material ser de grande relevância, principalmente através das reveladoras entrevistas que relatam os graves problemas sofridos pela comunidade local em relação aos impactos de vizinhança, causados pelas atividades comerciais praticadas no bairro. Sendo assim uma testemunha fundamental para o futuro planejamento do bairro, visando a nova lei de uso e ocupação do solo e dos subsequentes planos regionais e planos de bairro propostos pelo novo Plano Diretor Estratégico e Lei Orgânica Municipal.

Quando a rua vira praia – mesas de ruas. Apropriação do espaço público no bairro da Vila Madalena em São Paulo

“Esta dissertação tem por objeto as mesas de rua nas calçadas em bairro da zona oeste da cidade de São Paulo e as relações de convívio e conflito no processo de apropriação do espaço presente na experiência urbana, compondo a dimensão do vivido e das mudanças em curso no local. Parte-se da premissa que só existe a rua enquanto processos diversos de socialização são protagonizados, do contrário a rua torna-se única e somente uma via de transporte urbano, ou então um simples local de passagem. Estudar as condicionantes de transformação presentes em ruas do bairro e seu impacto no cotidiano dos citadinos e nos seus modos de vida e moradia através de entrevistas, abordando as condições adversas locais , que revelam-se no mínimo incômodas devido à poluição sonora, ao tráfego e a grande afluência de pessoas ao local em busca de lazer, em nome da cultura e do turismo. Elenca questões atuais nos conflitos existentes na configuração dos espaços públicos na cidade contemporânea e na vida cotidiana.”

Anúncios

Um pensamento sobre “Quando a rua vira praia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s